Menu

A era Dragon Ball-Z (parte 1)

A era Dragon Ball-Z

Fala guerreiros!

Hoje estou aqui para apresentar-lhes um dos melhores animes que já assisti em toda minha vida. O Dragon Ball-Z! Quem conhece e assistiu sabe que não estou exagerando. Mas, para quem ainda não conhece, eis o momento para descobrir porque esse anime do autor Akira Toriyama é tão incrível assim. E aos fãs… uma revisão nostálgica.

Vamos lá!

Foi no final de 1999 que comecei a assistir o Dragon Ball-Z pela indicação de meus amigos. Era minha adolescência… Como o tempo passa. Ligava a TV, sintonizava na Bandeirantes e já começa a curtir o anime desde a abertura com a música “Chala Head Chala”. Era diferente de tudo que já havia visto: os personagens, as lutas, a história, a trilha sonora… tudo combinava perfeitamente para tornar o anime incrível. Mas, sua estreia no Brasil não foi na Band, e sim no canal fechado Cartoon Network, alguns meses antes, no mesmo ano.

dragonballz_abertura

O anime Dragon Ball-Z (Doragon Bōru Zetto em japonês) foi baseado em seu próprio mangá e é composto de 4 sagas:

1 Sayajins (episódio 1 ao 35)

2) Freeza (episódio 36 ao 116)

3) Cell (episódio 117 ao 199)

4) Majin Boo (episódio 200 ao 291)

saga_1_sayajins saga_2_freeza saga_3_cell saga_4_majin_boo_1

Na primeira saga, a dos Sayajins, Goku, o protagonista da história, é um guerreiro com poderes sobre-humanos. Mas, mesmo com todo seu poder, ele não é muito capaz de lidar com a personalidade forte de Titi, sua esposa, com quem tem um filho pequeno chamado Gohan.

Até então, Goku tinha Piccolo, um alienígena do planeta Namekusei, como seu maior inimigo. Mas, então, a Terra é invadida por Raditz (que é o irmão mais velho de Goku) da raça guerreira dos Sayajins. Uma grande ameaça ao planeta. E, mesmo com seus desentendimentos, Piccolo acaba juntando-se a Goku para derrotar Raditz. A salvação da Terra dependia deles.

No meio da batalha, o pequeno Gohan desperta seu poder oculto, mas não é capaz de ajudar o pai a derrotar Raditz que, no fim das contas, acaba sendo morto por Piccolo. Goku também morre na batalha e vai para o mundo dos mortos, porém com o corpo preservado (não me pergunte como, mas foi assim que aconteceu). Lá, ele começa um treinamento com o famoso (e hilário) Sr. Kaioh para aumentar seus poderes.

raditz_vs_goku Piccolo_vs_raditz kaioh

Enquanto isso a Terra é invadida por outros dois Sayajins, Nappa e Vegeta, que são bem mais fortes do que Raditz. Os amigos de Goku (Kuririn, Chaos, Tenshinhan e Yamcha) lutam contra os novos inimigos na tentativa de salvarem o planeta, mas são derrotados. Então, por um milagre, Goku é ressuscitado através do poder das esferas do dragão (sete objetos que, se unidos, concedem um desejo a quem pedir) e retorna ao campo de batalha.

shenlong

Durante os novos combates, Nappa morre e Goku começa a luta final contra Vegeta, o príncipe dos Sayajins. A batalha segue bem equilibrada, até que Goku usa a técnica especial que aprendeu com o Sr. Kaioh, o “Kaioh-Ken”, além do famoso “Kamehameha” (este ele aprendeu com o mestre Kame), e dá uma surra no adversário. Então, Vegeta transforma-se num macaco gigante e dá o troco. No final, Goku faz a “Genki-Dama” (uma enorme esfera de energia) e vence Vegeta, que, moribundo, rasteja até sua nave espacial e foge da Terra.

goku_vs_vegeta

Dragon Ball-Z é um anime repleto de ação, aventura e muitos combates, os quais na maioria são corpo a corpo, porém os lutadores usam técnicas, energias e poderes dos mais variados para aumentar ainda mais a emoção. Há personagens dos mais sérios aos mais engraçados. O humor presente no anime é uma das coisas que mais gosto em Dragon Ball-Z, pois consegue misturar momentos de tensão com situações hilárias que faz você rir. Por tudo isso, Dragon Ball-Z é um dos meus animes preferidos e teve uma grande influência, dentre outras, no meu trabalho com a criação da saga “Os Guerreiros do Universo”, a qual já possui o “Livro 1” (O abalo de Urano) publicado e à venda nas melhores livrarias do Brasil.

 

É isto por hoje guerreiros!

Darei continuidade no assunto, apresentando-lhes as demais sagas de Dragon Ball-Z, nas próximas postagens.

Fiquem ligados!

Inscreva-se para ser avisado(a), via e-mail, sobre as próximas postagens. É simples: procure nesta página aquela caixa cinza escrito “Receba as novas postagens por e-mail”, insira seu e-mail e clique em “Inscrever”. Pronto! Agora toda vez que sair uma nova postagem você será informado(a) de primeira mão!

Para finalizar com chave de ouro, nesta e nas próximas postagens sobre o assunto, revelarei algumas…

 

Curiosidades sobre o Dragon Ball (inclusive as versões sem o Z)

1) A história de Goku foi baseada numa antiga lenda chinesa chamada “Jornada ao oeste”. E “Goku” é também o nome do príncipe macaco da lenda (qualquer semelhança é mera influência).

2) A palavra “Kame” significa tartaruga em japonês (não à toa o mestre Kame usa um casco de tartaruga nas costas, além de ter uma em sua ilha).

3) No Japão a voz de Goku é dublada por uma mulher chamada Masako Nozawa, que também dublou Gohan e Goten (o filho caçula de Goku na saga do Majin Boo).

 

Até mais galera!

dragonballz

Mecatrônico por formação e escritor por vocação, leitor de livros, aprendiz de piano, compositor, ex-vocalista de banda de Rock (um dia eu volto), faixa preta 1° dan de Kung Fu e fã de desenhos, filmes e séries de ficção, fantasia e daquelas pessoas/criaturas com superpoderes… ah, e não esqueça-se dos robôs.

Receba as novas postagens por E-mail

Quem Escreve no Blog

Anderson Vitorello
Renan Santos

Recent Tweets

Adquira Os Guerreiros do Universo autografado pelo autor!