Menu

Os 7 filmes mais premiados do Oscar

Os 7 mais do Oscar

Para inaugurar a categoria “Filmes” aqui do Blog e aproveitando a recente cerimônia do Oscar 2016, nada mais próprio do que falar sobre os filmes que mais receberam as aclamadas estatuetas de ouro… do prêmio mais cobiçado do cinema internacional!

Como houve alguns empates, desenvolvi um critério de classificação da seguinte forma: número de Oscars ganhos / número de indicações = posicionamento. Acredito ser merecido que um filme que tenha, por exemplo, 11 indicações e 11 Oscars ganhos (posicionamento = 1,00) esteja melhor classificado em relação a um de 12 indicações e 11 Oscars ganhos (posicionamento = 0,92), pois teve 100% de aproveitamento. Para os casos de um segundo empate, utilizei como critério final de classificação a nota do IMDB (Internet Movie Database) atualizada na data desta postagem.

Então, siga comigo na contagem regressiva e descubra quais foram os 7 filmes mais premiados de toda a história do Oscar!

 

7 O paciente inglês (1996)

Com 12 indicações ao prêmio, o filme foi vencedor de 9 Oscars: melhor filme, diretor, atriz coadjuvante, direção de arte, fotografia, figurino, edição, trilha sonora dramática e som. Curiosidades: A atriz Kristin Scoot Thomas foi escalada depois de escrever uma carta ao diretor Anthony Minghella a qual incluía a frase Eu sou “K” em seu filme.

o_paciente_ingles_oscar

 

6 Gigi (1958)

Obs.: Critério de desempate baseado na nota de 6,9 do IMDB.

Baseado no romance da escritora francesa Sidonie Gabrielle Colette, o filme Gigi também conseguiu a façanha de ganhar todos os 9 Oscars dos quais fora indicado: melhor filme, diretor, roteiro adaptado, direção de arte, fotografia – colorida, figurino, edição, canção original e trilha sonora. Curiosidade: Entrou no Guinness Book, em 2008, como menor nome original de um filme vencedor do Oscar de melhor filme.

gigi_oscar

 

5 O Último Imperador (1987)

Obs.: Critério de desempate baseado na nota de 7,8 do IMDB.

O filme, que conta a história do último imperador da China, foi mais um que ganhou todos os prêmios aos quais fora indicado, 9 Oscars: melhor filme, diretor, fotografia, direção de arte, figurino, edição, trilha sonora, som e roteiro adaptado. Curiosidade: O Último Imperador foi o primeiro filme que recebeu autorização do governo chinês para filmar na Cidade Proibida.

o_ultimo_imperador_oscar

 

4 Amor, sublime amor (1961)

O filme, adaptado de uma peça de teatro da Broadway, teve 11 indicações e, destas, ganhou 10 Oscars: melhor filme, diretor, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção de arte, fotografia – colorida, figurino – colorido, edição, som e trilha sonora. Curiosidade: Primeira vez na história do Oscar em que o prêmio de melhor direção foi dividido entre dois diretores de um mesmo filme.

amor_sublime_amor_oscar

 

3 Titanic (1997)

O famoso filme protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet teve 14 indicações e, destas, levou 11 oscars nas seguintes categorias: melhor filme, diretor, edição, fotografia, direção de arte, figurino, trilha sonora dramática, som, efeitos sonoros, efeitos visuais e canção original. Curiosidade: Foi o diretor, James Cameron, que realizou todos os desenhos de Jack, personagem de DiCaprio. Inclusive, é a mão dele que aparece na cena em que Jack desenha Rose. Como Cameron é canhoto e Jack destro, as imagens tiveram que ser invertidas na pós-produção.

titanic_oscar

 

2 Ben-Hur (1959)

Adaptado do romance “Ben-Hur: Uma história do Cristo” (de Lew Wallace), com 12 indicações ao prêmio, o filme foi vencedor de 11 oscars: melhor filme, diretor, ator, ator coadjuvante, direção de arte – decoração colorida, fotografia em cor, figurino em cor, efeitos especiais, edição, música e gravação de som. Curiosidade: O diretor William Wyler estava preocupado que o tradicional rugido de Leo (o leão, mascote da Metro-Goldwyn-Mayer) criaria o clima errado à cena de abertura do nascimento de Jesus e, então, ele conseguiu uma permissão especial do estúdio para iniciar o filme com um logo em que Leo permanece quieto.

ben_hur_oscar

 

1 O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

O último filme da trilogia “O Senhor dos Anéis” ganhou 11 oscars ao vencer (pasmem) todas as 11 categorias às quais fora indicado, que são: melhor filme, diretor, roteiro adaptado, efeitos visuais, direção de arte, edição, maquiagem, figurino, som, trilha sonora e canção original. Curiosidade: As cenas de batalha deste filme chegaram a contar com até 200 mil personagens digitais, criados por computadores.

o_senhor_aneis_o_retorno_do_rei_oscar

Mesmo entre concórdias e controvérsias, pois, cada um tem a sua própria opinião, foram estes os 7 filmes mais premiados da história do Oscar, até a data de hoje, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Diga suas opiniões, dúvidas, críticas e elogios sobre os filmes. Como você os classificaria? Qual filme teria merecido mais Oscars? Qual não teria? Qual seu filme preferido e o que achou mais legal? Enfim, deixe seus comentários abaixo!

Valeu pessoal!

E até a próxima!

 

Mecatrônico por formação e escritor por vocação, leitor de livros, aprendiz de piano, compositor, ex-vocalista de banda de Rock (um dia eu volto), faixa preta 1° dan de Kung Fu e fã de desenhos, filmes e séries de ficção, fantasia e daquelas pessoas/criaturas com superpoderes… ah, e não esqueça-se dos robôs.

Receba as novas postagens por E-mail

Quem Escreve no Blog

Anderson Vitorello
Renan Santos

Recent Tweets

Adquira Os Guerreiros do Universo autografado pelo autor!